Foto: Roberto Pimenta

Todas as fotos postadas no blog, são de autoria de Roberto Pimenta, com excessão das fotos com créditos discriminados.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Cotas e Racismo


Um assunto interessante me chamou a atenção, depois de ter assitido pela RecordNews, uma entrevista de Paulo henrique Amorin(29/01/2008) dos novos canditados a presidência americana. Como tem um negro e uma ex-primeira dama branca na disputa , quando questionado se fosse no Brasil, José Roberto Ferreira Militão, afirmou que seria diferente das reações nos USA.

Surgindo de imediato a pergunta sobre as cotas para negros e alunos da escola pública, "Militão", responde que a políticade cotas é racista, e explica que se " a militância contra o racismo exige a destruição do conceito e da crença em raças como prioridade absoluta e indispensável para a destruição de cultura derivada. ...como alegam os cotistas, os tartados multilaterais, desde a convenção 111 (antiga OIT, 1958), não determinam adoção de cotas, apenas poíticas "especiais" , que na verdade são legislações destinadas a destinadas a implementaras Ações Afirmativas."


O que entendo e apóio, é que,se criando cotas está sugerindo uma "raça", que não possui capacidade de competir de igual para chegar ao mercado de trabalho ou na sociedade civil.

Acredito que nossos governantes deveriam ativar políticas de combate a discriminação antes do indivíduo precisar de tais cotas, dando igualdade e oportunidade através da ações afirmativas.

Nesta mesma entrevista estava a presidente da União Nacional dos Estudantes(UNE), que é a favor das cotas, respondeu que esta medida é paliativa, ou seja não tem eficácia a longo prazo.


Pensem nisto...

Um comentário:

Anônimo disse...

bom comentario!

NOVO SITE PESSOAL