Foto: Roberto Pimenta

Todas as fotos postadas no blog, são de autoria de Roberto Pimenta, com excessão das fotos com créditos discriminados.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Photoshop ou fotoshopping


Hoje já ficou comum as pessoas dizerem o seguinte, quando se vê uma foto numa revista, ou publicação: "Também com o Photoshop até eu ficaria linda", ou melhor "tão maravilhosa quanto esta da revista".Eu sou fotógarfo a mais de dez anos, fico boquiaberto com estas afirmações. Assim não vejo a necessidade de um profissinal, ter o trabalho a experiência e tempo, de se tornar profissional, é só editar a imagem com o Phtoshop ou qulaquer outro software, para se ter uma magnifica imagem. E não é bem assim no mundo real.

Quando comecei a fotografar, não se houvia ainda, a falar(Pelos menos por estas bandas), na fotografia digital, nem em sofware, e o computador era só para empressas de grande porte.

Bom o que eu quero dizer é, não basta um programa de computador para fazer uma boa foto, a peça mais importante da câmera é o fotógrafo, amador ou profissional. Não se faz uma foto desfocada, com composições e enquadramentos errados, melhorar de forma alguma com o Phtoshop. Assim quando fotografar, um mínimo de atenção já é suficiente para não se precisar de retoques do programa.

As fotografias tem tomado um sentido muito comercial, daí a piada com nome de "fotoshopping", são fotos geralmente inspiradas ou copiadas das que foram publicadas ou vistas em algum lugar.

No mesmo plano de assunto já existem Banco de Imagens vendendo fotografias a R$:1,00, é isso mesmo, não diferenciando o "Profissional"do "amador", isto é lamentável.

O mundo visual mudou, com crescimento da fotografia digital, isto por um lado é excelente, pois todo mundo fotografa, mas por outro lado perde muito com o valor da imagem, ficou banalizada a fotografia.

Precisamos entender Bresson, Ansel Adams, Man Ray, Richard Avedon,Diane Arbus e mais milhares de fotógrafos que fizeram história, estes não se tornaram mestres a toa.

Eu ainda acho que posso salvar a fotografia, e vocês o que pensam?



Nenhum comentário:

NOVO SITE PESSOAL