Foto: Roberto Pimenta

Todas as fotos postadas no blog, são de autoria de Roberto Pimenta, com excessão das fotos com créditos discriminados.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Erotismo na fotografia fashion






A foto de moda sempre foi, desde a época de Madame Chanel, em meados de 1925, até hoje, erotizada, carregada de fetiche. Na verdade o ponto chave ou principal do seu intuito sempre foi e ainda é, vender algo novo, provocando desejos.

Contemporaneamente observamos que está ainda mais ousada no uso destes artifícios.

Há exemplos, as fotos produzidas para campanha do perfume “TOM FORD”, nos trás a realidade por trás deste pseudo-erótico, na verdade carregando apenas uma informação, de que tudo relacionado ao mundo fashion tem por norma ser erótico e produzir desejos.

No site trás informações de imagens de “Sexualidade explícita”, e abaixo “Clique aqui para continuar”, e, adivinhem, é um dos mais acessados do planeta.

O poder da fotografia como mídia apenas carregando estas informações vem cada vez mais, aumentando a potência de fogo para atiçar a imaginação, e colocar sempre o produto em evidência.

Com certeza os mais pudicos, não deixarão de consumir produtos como: Perfumes, roupas, tudo de grifes e de certas marcas, apenas por ter uma publicidade agressiva ou sensual.

Entendo que a necessidade veio por conveniência, pois as mulheres de uma era mais antiga, não eram adeptas do atual, a moda, primeiro chegava às menos classificadas, acredito que entra aí uma técnica de persuasão, mexer com os desejos mais secretos e mais profundos da mulher, ou seja, sexuais.

A fotografia de moda cumpre seu papel, cada vez menos censurada, permeando entre o fio tênue entre o sensual, erótico e o pornográfico. A tendência é ainda ser mais agressiva, podemos esperar o que vem por aí. É isto que vende!

Phtoto:Roberto Pimenta Modelo: Mariana e Amanda

Um comentário:

Augusto disse...

Eu vi claramente isso no
ano retrasado quando fui ao salão do Automóvel
é impressionante como a sensualidade é explorada....
E por todas as marcas quero dizer...
Cada uma com um apelo diferente
Umas até colocavam o carro pra girar com a modelo do lado do passageiro.

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